Uma sensível menina é enviada para um internato próprio para garotas, onde desenvolve um romance por uma de suas professoras. Um dos primeiros filmes narrativos a retratar explicitamente a homossexualidade... OU... A peça original, "Gestern und Morgen", estreou em 1930 e foi um sucesso imediato. Isso levou Carl Froelich a adaptar a peça para o cinema. Tanto a atriz principal da peça, Hertha Thiele (seu primeiro filme), quanto o diretor original da peça Leontine Sagan (também seu primeiro filme), foram convidados a participar. A direção foi dividida em direção de elenco e mise-en-scène de Leontine Sagan e direção geral de Carl Froelich; isso significa que Froelich foi responsável pela qualidade geral do filme. A peça, assim como o romance posterior, enfatizam o tema do amor sexual/lésbico, mas a adaptação cinematográfica foi atenuada; o triste final original foi substituído por um final feliz. Embora o filme vá o mais longe que pode em seu tema de (despertar) sentimentos lésbicos e sentimentos sexuais de meninas em geral, mudar a ênfase automaticamente significou concentrar-se no tema do modo de vida e educação autoritário (prussiano) frio e desumano. uma forma de pensar ainda presente na república de Weimar e, em 1931, já considerada um perigo para a jovem república. Então o público estava mais interessado neste aspecto do que no sexual. Apesar disso, continua a ser um filme notável do período de Weimar ao retratar a atitude mais relaxada em relação à sexualidade em geral, bem como a rejeição do antigo estilo de vida autoritário. Este filme certamente não assume uma posição política, mas, como diz o título original "Ontem e Amanhã", este filme faz um apelo a uma sociedade mais liberal e humana. É claro que o filme foi banido após a tomada do poder pelos nazistas (embora, por alguma razão obscura, Goebbels tenha gostado do filme “como filme”). A fotogênica Thiele interpreta Manuela como uma garota sensível, mas ainda orgulhosa; Wieck dá ao personagem Von Bernburg todas as sutilezas e incertezas de que necessita. Mas não vamos esquecer a completamente esquecida atriz Ellen von Schwannecke como uma maravilhosa Ilse. Thiele e Wieck repetiriam a cooperação em um filme incrível de Frank Wysbar (um dos produtores de "Mädchen"): Anna und Elisabeth (1933), também um filme com temática lésbica. As quatro principais pessoas envolvidas podem ser divididas em dois subgrupos: Hertha Thiele e Leontine Sagan exilaram-se em 1933 e não seguiriam carreira depois de 1945, na Alemanha Ocidental, enquanto Dorothea Wieck e Carl Froelich (tornou-se membro do NSDAP) continuaram a sua carreira na Alemanha nazi e depois de 1945. Convencidos de que o envolvimento neste filme significava também concordar com as suas ideias básicas (lembre-se que não foi uma produtora estabelecida que fez o filme, mas sim um colectivo), esta cisão de mentes quase podem ser vistas como um símbolo do cisma na Alemanha.
Título Original: Mädchen in Uniform
Ano de Lançamento: 1931
Direção: Leontine Sagan, Carl Froelich
País de Produção: Alemanha
Idioma: Alemão, Francês, Inglês
Duração: 88 min.
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