Drama psicológico. Uma situação crítica confronta o indivíduo com uma infinidade de problemas morais, sociais e políticos... OU... O cientista Alexandrov está gravemente doente. Em seu quarto branco de hospital, ele relembra sua experiência e tenta colocar seus pensamentos confusos em ordem. Sua memória o leva de volta a uma noite passada na companhia de seus amigos Bubi e Rina. Ele pode ouvir sua confissão cínica: o homem não pode viver apenas de bons ideais. Seu colega Vasil, que veio visitá-lo no hospital, interrompe seus pensamentos com uma fofoca sobre intrigas de escritório. Alexandrov se lembra das conversas desagradáveis ??que teve com um dogmático Stoev sobre seu livro sobre a psicologia das emoções. Ele se lembra da deturpação de Stoev sobre a obra de Freud. Ele teve que escolher entre evitar controvérsias ou lutar contra os dogmáticos. Stoev desaparece da memória de Alexandrov e dá lugar às lembranças de Sashka. Ela foi sua aluna, namorada, esposa e mãe de suas duas filhas. Mas Sashka está morta, apenas sua memória dela vive. A visita de Vasil interrompe o fluxo de visões: o livro de Alexandrov foi rejeitado após a intervenção de Stoev; eles querem quebrar sua vontade. Ele recai em suas alucinações: todas as pessoas na rua usam trajes de hospital, Stoev aparece para ele com muitos rostos. O médico tenta ajudá-lo a sair da depressão. Vasil consegue garantir o sinal verde para a publicação de seu livro, mas a energia de Alexandrov se esgota. A janela de seu quarto permanece desesperadamente vazia... OU... Através da vida e da carreira acadêmica do psicólogo Peter Aleksandrov (brilhantemente interpretado por Apostol Karamitev), o filme examina problemas importantes na sociedade búlgara durante os anos 60. Na solidão de um quarto de hospital branco, quase totalmente isolado do mundo exterior, o protagonista revive os momentos cruciais de seu passado: os anos cheios de privações da luta de resistência, o tempestuoso caso de amor de seus anos de universidade, seu casamento casual, o conflito em seu escritório, na comunidade científica e sua vida pessoal. Em face da morte, ele está ansiosamente revisando a estrada que percorreu, ele está buscando o significado de sua vida contraditória. No processo, ele aborda questões de lealdade às próprias ideias e amigos, sobre o preço trágico do compromisso e da indiferença. O filme não oferece nenhuma ilusão reconfortante, mas apela a uma luta voltada para a afirmação de normas sociais e morais de conduta. Embora "The White Room" tenha sido a estreia de Metodi Andonov no cinema, ele lhe rendeu reconhecimento como um dos melhores diretores búlgaros.
Título Original: Byalata Staya
Ano de Lançamento: 1968
Direção: Metodi Andonov
País de Produção: Bulgária
Idioma: Búlgaro
Duração: 83 min.
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