Marcadores

Equipe Full Cine Plus

Como procurar/pesquisar?

1. No alto a esquerda, digite na parte branca o título do filme (título lançado no Brasil ou título original) ou o nome do diretor. Podendo também pesquisar por ano de lançamento, país de origem ou gênero que deseja. Após digitar basta clicar na lupa.

2. Ainda no lado direito terá como acessar nossos catálogos organizados cronologicamente, com o título do filme, legenda disponível, elenco, cineasta, título original do filme e duração do mesmo.

Ofereço títulos em DVD de filmes do meu acervo particular, filmes raros e difíceis de se encontrar com legendas em português.
Site destinado a colecionadores, fãs do cinema clássico, pesquisadores, estudantes em geral.

FILMES LEGENDADOS EM PORTUGUÊS

Envie sua lista ao contato abaixo ou ao e-mail:

21 9 6820-1294

temtudofilmes@gmail.com


https://fullcineplus.lojavirtual.com.br/

PESQUISA

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Douro, Faina Fluvial



Tendo recentemente completado 105 anos e preparando mais um filme.. Falamos, agora, da primeira obra de Manoel de Oliveira, uma curta metragem sobre a faina da zona ribeirinha do Douro, feita com meios de amador. O filme é influenciado pela estética vanguardista do documentário soviético, praticada por Dziga Vertov. Estética que Oliveira aqui adopta não como ditames ideológicos mas ao gosto pessoal, o que confere originalidade à obra... A azáfama da zona ribeirinha da cidade do Porto é ilustrada tendo o rio Douro como personagem central, como pano de fundo. Homens, mulheres e crianças, gente humilde, agitam-se no confronto com ele, convergindo num só rosto. O retrato dentro de retrato dá-nos a ver o lugar no tempo e o seu ambiente humano. Havendo o Douro como fundo, surge o encantamento... Era uma vez um jovem de vinte e um anos da cidade do Porto, apaixonado pelo cinema, a quem o pai ofereceu uma máquina de filmar. Ficou radiante, mas pouco sabia daquilo. Pediu a um amigo, fotógrafo amador, que o ajudasse. Tinha visto um filme chamado "Berlim, Sinfonia de uma Cidade" e teve uma ideia: fazer ele um filme sobre a faina do Douro e o meio ribeirinho. Um meio em que se vê trabalhar gente humilde cheia de vida... Sozinhos, metem ambos mãos à obra. Filmam todos os fins-de-semana. Usam uma máquina de filmar de 35 mm, leve, mas pesada em comparação com outras, de 16 mm, que começariam a ser usadas mais tarde, e bastante, a partir dos anos sessenta. Filmam sem som, com possibilidade de rodar apenas planos de curta duração. Esmeram se na fotografia. Pensam sobre o modo de articular as coisas que lhes vão surgindo. Esforçam-se e acabam... Estreou em 1931, como complemento de uma Longa, "Gado Bravo" de  António Lopes Ribeiro... Esta versão, foi remontada em 1994 e com música de Emanuel Nunes - "Litanie du Feu et de la Mer". 

Título Original: Douro, Faina Fluvial
Ano de Lançamento: 1931
Direção: Manoel de Oliveira
País de Produção: Portugal
Idioma: só música
Duração: 18 min. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos pesquisar o seu pedido e retornamos em breve.