Equipe Full Cine Plus

Como procurar/pesquisar?

1. No alto a esquerda, digite na parte branca o título do filme (título lançado no Brasil ou título original) ou o nome do diretor. Podendo também pesquisar por ano de lançamento, país de origem ou gênero que deseja. Após digitar basta clicar na lupa.

2. Ainda no lado direito terá como acessar nossos catálogos organizados cronologicamente, com o título do filme, legenda disponível, elenco, cineasta, título original do filme e duração do mesmo.

Ofereço títulos em DVD de filmes do meu acervo particular, filmes raros e difíceis de se encontrar com legendas em português.
Site destinado a colecionadores, fãs do cinema clássico, pesquisadores, estudantes em geral.

FILMES LEGENDADOS EM PORTUGUÊS

Envie sua lista ao contato abaixo ou ao e-mail:

21 9 6820-1294

temtudofilmes@gmail.com


https://fullcineplus.lojavirtual.com.br/

PESQUISA

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

A Missa Acabou


 

Depois de alguns anos passados numa ilha, Don Giulio regressa a Roma para uma paróquia da periferia. Na cidade, reencontra a família e os seus antigos amigos. Mas nada é como ele gostaria: Saverio já não quer ver ninguém, Cesare aborrece-o com a sua mania de querer converter-se e Andrea está preso por terrorismo. A pouco e pouco Don Giulio vai-se isolando e reagindo de forma cada vez mais violenta e intolerante... OU... Em meados da década de 1980, Moretti era jovem. Muito jovem. "La messa è finita" personifica perfeitamente o espírito da época: a consciência política e as grandes ideologias despedaçadas pela inevitabilidade de uma sociedade cada vez mais individualista e conformista. O personagem de Dom Giulio se presta perfeitamente aos sermões de Moretti: inteligente, humorado, cáustico e conclusão, surpreendentemente, otimista. Roteiro e interpretação de Moretti.


Título Original: La Messa è Finita

Ano de Lançamento: 1985

Direção: Nanni Moretti

País de Produção: Itália

Idioma: Italiano

Duração: 94 min. 


domingo, 28 de dezembro de 2025

Fonte da Vida


 

Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência... OU... Três histórias — uma do passado, uma do presente e uma do futuro — sobre homens em busca da eternidade com seu amor. Um conquistador em território maia procura a árvore da vida para libertar sua rainha cativa; um pesquisador médico, trabalhando com diversas árvores, busca a cura para sua esposa moribunda; um viajante espacial, carregando uma árvore ancestral encapsulada em uma bolha, dirige-se a uma estrela moribunda envolta em uma nebulosa; ele busca a eternidade com seu amor. As histórias se cruzam e se entrelaçam; as jornadas fracassam e triunfam... OU... Mais um filme conceptual de Aronofsky, neste caso, a humana secular busca da imortalidade ou "fonte da juventude"... O sonho de permanecer, para sempre, nesta "caverna de sombras", como diria Platão... Presumiremos que, aos 200 anos, não recordaríamos mais os nomes dos nossos tetranetos (risos)... Contudo, será que o Amor sobrevive a isso, é Imortal? E o Espírito?... OU... Numa abordagem dimensional, místico-científica, melhor assistir a este, com a atenção necessária para um "2001..." de Kubrick...


Título Original: The Fountain

Ano de Lançamento: 2006

Direção: Darren Aronofsky

País de Produção: EUA, Canadá

Idioma: Inglês, Maia

Duração: 97 min. 


quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Amarela


São Paulo, julho de 1998. No dia da final da Copa do Mundo, no jogo do Brasil contra a França, Erika, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa e torce pela seleção brasileira, está ansiosa para celebrar um título mundial. No meio da crescente tensão durante a partida, Erika lida com uma violência que passa despercebida por todos e mergulha em um doloroso mar de emoções.


Título Original: Amarela

Ano de Lançamento: 2024

Direção: André Hayato Saito

País de Produção: Brasil

Idioma: Português, Japonês

Duração: 15 min


 

Alegoria Urbana


O que está por trás do movimento de uma cidade? Uma bailarina acompanhada do filho de sete anos, se atrasa para um teste de elenco para uma peça baseada na Alegoria da Caverna, de Platão. Mas, quando a sessão começa, a criança foge e embarca em uma jornada inesperada por Paris.


Título Original: Allégorie citadine

Ano de Lançamento: 2024

Direção: Alice Rohrwacher, JR

País de Produção: França

Idioma: Francês

Duração: 21 min


 

E Depois?


 

Abalado por um crime violento no passado, Dayo se refugia em seu novo emprego como motorista de aplicativo. Destruído pela dor, ele não sabe como seguir com sua vida, até que um dia ele pega uma passageira que o força a confrontar sua jornada de luto.


Título Original: The After

Ano de Lançamento: 2023

Direção: Misanarrima Hn

País de Produção: Reino Unido, Inglaterra

Idioma: Inglês

Duração: 18 min


O Guarda-Chuva Azul


 

Mais uma volta para casa no fim da tarde, na hora do rush. Então uma chuva torrencial cai na cidade movimentada e os cidadãos encharcados se aglomeram na calçada, segurando firmemente seus guarda-chuvas pretos. Nesse mar de coberturas pretas quase idênticas, um guarda-chuva azul e um vermelho se encontram e se perdem. Mas os objetos ao longo da rua começam a conspirar para juntá-los.


Título Original: The Blue Umbrella

Ano de Lançamento: 2013

Direção: Saschka Unseld

País de Produção: EUA

Idioma: Sem diálogos

Duração: 7 min


domingo, 21 de dezembro de 2025

A Esposa Japonesa


 

"A esposa japonesa"... Geralmente, falando de cinema indiano, encontramos 2 escolas: A Bengali (com mais qualidade de roteiro e atuação) e a Bollywood (menor qualidade e onde, habitualmente, começam a cantar e dançar, do nada...)... Este, é escola Bengali: Poético, esse filme bengalês mostra um casal formado por um indiano e uma japonesa que começam a se corresponder em inglês, começam a namorar e casam-se sem nunca ter se tocado. Os dois não falam inglês, e apenas vão fazendo a tradução por um dicionário, e vão adiando o encontro por falta de dinheiro, por doenças, e quando se apercebem, já se passaram quase vinte anos de casamento. Um curioso, triste, minimalista, melancólico e lindo enredo... OU... Snehamoy vive uma vida humilde na ilha de Bali, em Sundarbans, Bengala Ocidental, com sua tia materna, que deseja que ele se case com Sandhya. Mas Snehamoy, que trabalha como professor, iniciou um relacionamento sério com Miyage, que mora no Japão, e ambos se comprometeram a casar sem nunca terem se conhecido. Sandhya acaba se casando, dá à luz um filho e fica viúva; após a morte da mãe, ela se muda para a casa deles. Snehamoy continua se correspondendo e até mesmo conversando com Miyage por telefone, e é assim que descobre que ela está doente. Ele então consulta médicos que utilizam diversas medicinas, como Unani, Alopática, Ayurvédica e Homeopática, para encontrar uma cura para sua amiga/esposa por correspondência... OU... Um amor verdadeiro que transcende a aparência física, unido por uma ligação eterna...


Título Original: The Japanese Wife

Ano de Lançamento: 2010

Direção: Aparna Sen

País de Produção: Índia

Idioma: Inglês, Bengali, Japonês

Duração: 105 min. 


quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

O Último Azul


Em um Brasil distópico, o governo, para maximizar a produtividade econômica, decreta que todos os idosos sejam transferidos para colônias habitacionais remotas, sob o pretexto de garantir uma velhice "digna". Tereza, uma mulher de 77 anos que trabalha como faxineira em uma indústria frigorífica de jacarés na região amazônica, é intimada a partir — um exílio compulsório que marca o fim da sua liberdade. Mas, antes de se render ao destino imposto, ela decide embarcar em uma última jornada pelos rios da Amazônia para realizar um antigo sonho. Urso de Prata, Berlim, 2025.


Título Original: O Último Azul

Ano de Lançamento: 2025

Direção: Gabriel Mascaro

País de Produção: Brasil

Idioma: Português

Duração: 85 min


 

The Mastermind


 

Um homem planeja um ousado roubo de arte tendo como pano de fundo a Guerra do Vietnã e o crescente movimento de libertação das mulheres nos EUA... OU... Em 1970, Mooney e dois colegas entram em um museu em plena luz do dia e roubam quatro pinturas. Quando guardar a arte se mostra mais difícil do que roubá-la, Mooney é relegado a uma vida em fuga... OU... Ambientado em 1970, The Mastermind acompanha James Blaine Mooney (Josh O'Connor), um arquiteto desempregado e fracassado, apático e desmotivado. Sua esposa, Terri (Alana Haim), é secretária e o sustento da família, além de cuidar de seus dois filhos travessos, Carl (Sterling Thompson) e Tommy (Jasper Thompson). Certo dia, James decide roubar quatro quadros da galeria de arte local em plena luz do dia. Em meio à emoção do roubo, ele aprende a dificuldade de manter seu ato em segredo... OU... "A ocasião não faz o ladrão, se não tiver Cérebro..."... Cannes, deste ano.


Título Original: The Mastermind

Ano de Lançamento: 2025

Direção: Kelly Reichardt

País de Produção: EUA, Inglaterra

Idioma: Inglês, Francês

Duração: 110 min. 


terça-feira, 16 de dezembro de 2025

David Byrne's American Utopia


 

Apresentação ao vivo, do espetáculo da Broadway de David Byrne (ex Talking Heads), American Utopia, que surgiu de seu álbum homônimo, do qual a maioria das músicas apresentadas foram extraídas. O espetáculo em si é parte concerto, parte teatro musical, parte performance artística, mas sempre um comentário de Byrne sobre a condição humana, em grande parte sobre a humanidade tentando encontrar seu lugar em um mundo que muitas vezes não faz sentido. Esse lugar inclui encontrar as conexões tão necessárias entre as pessoas, em seu desejo, como cidadão naturalizado americano, de que a sociedade se aproxime de sua visão de uma utopia americana... OU... Neste documentário emocionante sobre a adaptação para a Broadway de sua aclamada turnê American Utopia, David Byrne confronta o conturbado momento político dos Estados Unidos (final 1º mandato Trump), com o poder transcendente da música. Capturado com imersão e imediatismo pelo diretor Spike Lee, este espetáculo inspirador entrelaça vinte e uma canções, novas e clássicas, com as observações singulares de Byrne sobre o estado da nação — seus perigos, promessas e possibilidades de transformação. Com coreografia de Annie-B Parsons e o minimalismo inventivo que se tornou marca registrada das performances ao vivo de Byrne, transita entre momentos de exuberância coletiva e uma graça quase como um hino, defendendo a música como agente de protesto, mudança e, acima de tudo, união... OU... Cópia da Criterion, com áudio o melhor possível... OU... Em 2018, lança o álbum American Utopia. Em março de 2018, apresentou o show da American Utopia Tour no Lollapalooza Brasil, em São Paulo, além de apresentações em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A performance desta turnê virou o musical American Utopia, lançado em 2020, produzido pelo Spike Lee e gravado na Broadway. Com os percussionistas brasileiros Gustavo Di Dalva e Mauro Refosco.


Título Original: David Byrne's American Utopia

Ano de Lançamento: 2020

Direção: Spike Lee

País de Produção: EUA

Idioma: Inglês

Duração: 105 min. 


segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Água Fria do Mar


Sobre um casal que encontra uma menina que fugiu de casa durante as férias de Ano Novo, explorando temas de isolamento, desejo e barreiras sociais, com o título referindo-se a um fenômeno de correntes frias que atraem cobras marinhas para a praia, refletindo a tensão do filme.. OU... Nas férias de Ano Novo, Mariana (21) e Rodrigo (30) dirigem-se à costa, onde ele tem de vender uma propriedade. Lá, encontram Karina (7), tarde da noite e no meio do nada. Ela conta-lhes que fugiu de casa... OU... No feriado de Ano Novo, Mariana e Rodrigo, jovem casal costariquenho, seguem de carro para a costa do Pacífico. Tarde da noite, enquanto procuram abrigo, encontram Karina, menina de sete anos que diz ter fugido dos pais porque seu tio a molestava. Eles decidem que na manhã seguinte a levarão de volta para a família, acampada na praia próxima à reserva natural. Mas, ao acordarem, descobrem que Karina sumiu e a praia está inundada de cobras marinhas venenosas, expulsas do mar por uma corrente de água gelada. Prêmio do Júri no Festival de Rotterdam, 2010... OU... Um casal de noivos, numa dicotomia Noiva/Menina, duas criaturas desconfortáveis em si mesmas, ambas em rota de fuga. Sintomas de um mal-estar diante do mundo, em que a infestação de cobras marinhas que a maré fria traz para a orla d a praia de Marino Ballena é só o símbolo mais evidente desse descompasso com a realidade. Realismo fantástico barroco, realidade alternativa, reprodução distorcida da nossa, onde todas as coisas que para nós sempre foram normais tornam-se não só incômodas como estranhamente inéditas e irrepetíveis. Ora, aquelas mazelas, até então simbólicas, que acompanhávamos, o filme nos certifica de que este mundo que vemos é realmente o nosso...


Título Original: Agua Fria de Mar

Ano de Lançamento: 2010

Direção: Paz Fábrega 

País de Produção: Costa Rica, França, Espanha, Holanda, México

Idioma: Espanhol, Inglês

Duração: 83 min. 


 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Nouvelle Vague


A trama reconta as filmagens de À Bout de Souffle (Acossado), o primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard, realizado durante o verão de 1959. Mais do que o retrato de um homem e sua arte, Richard Linklater reconstrói a história do movimento de cinema francês, retrata toda uma geração de cineastas e ressuscita o espírito que permeou esse período prolífico do cinema, simbolizado pela liberdade de expressão, improvisação e uma ligação com a poesia cotidiana.


Título Original: Nouvelle Vague

Ano de Lançamento: 2025

Direção: Richard Linklater

País de Produção: França, EUA

Idioma: Francês, Inglês, Italiano

Duração: 106 min


 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Miroirs No. 3


 

A vida de uma jovem estudante de música sofre uma reviravolta inesperada quando seu namorado morre tragicamente em um acidente de carro, forçando-a a reformular seu caminho... OU... Após um acidente de carro que mata seu namorado, a estudante de piano, Laura, é acolhida por Betty, que testemunhou o acidente. Morar com a família de Betty traz conforto, mas com o passar do tempo, Laura se questiona quanto á verdadeiras intenções deles... OU.. Numa parábola, identidade e a busca por consolo, em uma família peculiar que guarda segredos, interações  insensíveis, quase depressão... OU... Desgraçadamente, o passado nos condena, ao mesmo tempo nos abre oportunidades, alternativas... e muitas vezes tentamos mudar o imutável (passado), e nos paralisamos diante do que podemos efetivamente modificar... Essa ambivalência causa sofrimento e alegrias, na trágica e sem sentido condição do bicho homem: tentar entender de onde viemos, quem somos, e pra onde vamos... OU.. O quanto nós podemos negar de nossos traumas? Quantas outras vidas podemos viver? Por que isso é errado ou mal visto? Não podemos nos isolar em duas casas e ignorar os olhares vindos de fora?... OU... 3 espelhos?


Título Original: Miroirs No. 3

Ano de Lançamento: 2025

Direção: Christian Petzold

País de Produção: Alemanha

Idioma: Alemão, Francês

Duração: 86 min. 


Roxanne


 

Um bombeiro, com um nariz descomunal, está apaixonado por uma bela astrônoma mas tem um complexo devido a seu nariz. Porém quando um novo aprendiz de bombeiro também se interessa por ela as coisas se complicam... OU... Roxanne, sonhava com um homem bonito, inteligente e romântico. CD Bales preenche dois desses três requisitos... mas a aparência não é tudo?... OU...  Inspirado na peça teatral "Cyrano de Bergerac", com o habitual brilhantismo irreverente de roteiro e atuação de Steven Martin.


Título Original: Roxanne

Ano de Lançamento: 1987

Direção: Fred Schepisi

País de Produção: EUA

Idioma: Inglês

Duração: 107 min. 


sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Uma Batalha Após a Outra


Um ex-revolucionário sai da aposentadoria e precisa enfrentar as consequências de seu passado quando um antigo inimigo ressurge após 16 anos e sua filha desaparece. Tendo vivido a juventude como integrante de um grupo de guerrilha, agora a sua fracassada vida o atinge em cheio com frustrações e tristezas. Diante de tamanha urgência, ele reúne seus antigos companheiros e embarca em uma jornada de resgate intensa, marcada por confrontos, dilemas morais e revelações explosivas.


Título Original: One Battle After Another

Ano de Lançamento: 2025

Direção: Paul Thomas Anderson

País de Produção: EUA

Idioma: Inglês, Espanhol

Duração: 161 min


 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Professor Hannibal


 

Quando um professor de latim publica um ensaio sobre o general cartaginês, Aníbal, ele é rapidamente aclamado como um gênio mas, na realidade, se torna um peão involuntário nas mãos de políticos de extrema-direita... OU... Conta a história de um gentil e culto professor de latim que, em decorrência de um tratado acadêmico sobre a morte do líder cartaginês Aníbal, torna-se involuntariamente vítima de uma luta pelo poder entre políticos. O tema é atemporal e todas as características humanas daquela época ainda são relevantes hoje: vaidade, oportunismo, sede de poder, falta de confiabilidade e manipulabilidade. Pano de fundo da Hungria pré-guerra. As roupas, a mobília, os uniformes de estilo fascista, as casas e a paisagem urbana formam um cenário que prende a atenção do espectador mesmo sem uma história. A atuação forte e comovente é a glória suprema deste filme. O espectador é envolvido pela história e o fato de satirizar o regime pré-guerra, e não o regime da época (pós tentativa falhada de Revolução Húngara de 1956, invasão soviética de repressão de Budapeste), certamente contribuiu para sua permitida realização, mas a mensagem do filme é mais universal... versão remasterizada.


Título Original: Hannibál tanár úr

Ano de Lançamento: 1958

Direção: Zoltán Fábri

País de Produção: Hungria

Idioma: Húngaro


sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Belén: uma História de Injustiça


 A jovem Julieta, vítima de um aborto espontâneo, é falsamente acusada de interromper sua gestação de maneira ilegal e indiciada por infanticídio. O caso se torna público rapidamente, alimentado por julgamentos morais e resistência social em uma região com forte conservadorismo. Sua única esperança é Soledad, advogada destemida que arrisca tudo para defendê-la. Juntas, elas transformam uma batalha judicial num movimento por justiça, solidariedade e direitos das mulheres. Inscrição oficial da Argentina para a categoria de 'Melhor Filme Internacional' da 98ª edição do Oscar, em 2026.


Título Original: Belén

Ano de Lançamento: 2025

Direção: Dolores Fonzi

País de Produção: Argentina

Idioma: Espanhol

Duração: 105 min


quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Às Margens do Rio Sagrado


 

"Uma viúva deve sofrer até a morte, preservada e casta. Uma esposa virtuosa, que permanece pura após a morte do seu marido... vai para o paraíso. Uma mulher infiel a seu marido, irá renascer... As Leis de Manu. Cap. 5, Vers. 156, à 161. Textos Sagrados Hindus... Existem mais de 34 milhões de viúvas na Índia, de acordo como Censo de 2001. Muitas ainda continuam a viver em condições de privação social, econômica e cultural, como foi escrito à 2000 anos atrás, nos Textos Sagrados de Manu."... OU... Considerado um dos filmes mais bonitos dos últimos anos, Rio de Lua se passa na Índia nos anos 30. Aos oito anos de idade. Chuyia não é apenas casada, mas também já é viúva. E nunca conheceu o marido. De acordo com a tradição, ela é enviada para uma casa onde as viúvas são obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até o final de suas vidas, sem que possam alguma vez voltar a casar. Lá, conhece Kalyani, uma bela e jovem mulher de quem se torna amiga. Kalyani ousa desafiar as rígidas regras apaixonando-se por um jovem com estudos... OU... Ambientado na Índia colonial durante a ascensão de Gandhi ao poder, o livro conta a história de Chuyia, uma menina de 8 anos que fica viúva e é enviada para um orfanato para viver em penitência. Lá, a presença determinada de Chuyia afeta profundamente a vida dos outros moradores... OU... Water, filme canadense, dirigido por Deepa Mehta, conta a história de Chuyia, uma garotinha de 8 anos, que vive na índia dos anos 30, onde é costume os pais arranjarem casamento para seus filhos ainda crianças. O marido de Chuyia morre e ainda criança ela já fica viúva, e como é tradição na cultura, as viúvas não podem se casar novamente, tendo que passar o resto da vida sem se envolver com mais nenhum homem, assim, as viúvas são mandadas a casas onde moram pelo resto da vida, sem contato com família e em com o mundo de fora. É para uma dessas casas que Chuyia é enviada ainda criança, lá ela conhece uma viúva chamada Kayliani, onde posteriormente, conhecem um jovem estudante que se chama por Kayliani, e ela irá enfrentar as duras tradições para se casar com seu novo amor. Apesar da história ser uma ficção, toda a questão que permeia o filme e os personagens são reais, o que acaba tornando o filme lindo, um dos filmes estrangeiros mais lindos que já pude presenciar, 'Water' (no Brasil 'Rio da Lua', ou 'Às Margens do Rio Sagrado') foi filmado no Canadá e na Índia, e trata não só deste tema onde as viúvas precisam se isolar do mundo depois que perdem seus maridos, mas do preconceito que elas sofrem perante o resto da sociedade indiana, de como alguns homens indianos de poder corrompem alguns trechos do livro sagrado, para tirar proveito de algumas viúvas mais belas, que no filme é retratada em Kayliani (Lisa Ray, LINDA atriz) que se prostitui para manter as contas da casa onde as viúvas moram. Trata também de como por lá, na índia, as viúvas acabam sendo mal vistas, mal tratadas, como se fossem errantes caminhando pela Terra, como se já estivessem mortas, esperando por Deus levá-las... um simples esbarrão de uma viúva em uma mulher comum, fará com esta mulher se banhe na hora, para não se sentir imunda. Este sentimento é retratado na personagem de Shakuntala (Seema Biswas), que está ótima no filme. O grande destaque vai para a pequena Sarala Kariyawasan, que faz Chuyia, atriz mirim talentosíssima, que passa uma dramaticidade em sua personagem de forma impecável, com um olhar forte em suas interpretações, totalmente solta em cena, onde tem os seus cabelos cortados já na primeira tomada do filme, uma cena muito marcante e tocante, visto que o sentimento transmitido por Sarala é real, a dor por ter que perder algo que é tão zelado e cuidado pelas mulheres, o cabelo... OU... Uma imagem para ilustrar a tese. Em 1938, o partido de Gandhi está conquistando espaço na luta pelos direitos das mulheres. Chuyia, uma criança já casada, mas que ainda mora com os pais, fica viúva. Por tradição, ela é abandonada sem cerimônia em um ashram para viúvas, às margens do Ganges, durante a estação das monções. A líder do ashram explora financeiramente Kalyani, uma jovem e bela viúva. Narayan, um seguidor de Gandhi, se apaixona por ela. Será que ela conseguirá romper com a tradição e os ensinamentos religiosos para se casar com ele? O centro moral do ashram é Shakuntala, profundamente religiosa, mas dividida quanto ao seu destino. Será que ela conseguirá proteger Kalyani?


Título Original: Water

Ano de Lançamento: 2005

Direção: Deepa Mehta

País de Produção: Canadá, Índia, EUA

Idioma: Hindi, Sânscrito, Inglês

Duração: 117 min. 


domingo, 23 de novembro de 2025

A Mulher do Chefe da Estação


Passado em uma pequena cidade da Baviera na Alemanha pré-Hitler, o filme estrela Kurt Raab como Bolwieser, o chefe da estação da cidade, um homem escravizado pela sua bela esposa Hanni, uma mulher de incontrolável paixão. Logo entediada com o seu marido e sua vida na estação ferroviária, Hanni embarca em uma série de casos adúlteros, enquanto o iludido Bolwieser torna-se cada vez mais taciturno e abatido... OU... O desanimado e lento chefe de estação, Bolweiser, tem o (in)feliz azar de ser casado com a musa da cidade; sua natureza confiante o leva a sérios problemas quando ela se deita com quase todos os homens disponíveis... OU... Uma adaptação primorosa do romance de Oskar Maria Graf, que disseca meticulosamente a sociedade e a ideologia pequeno-burguesas num período imediatamente anterior à tomada do poder pelos nazistas; um melodrama intenso com um elenco excelente da trupe de atores de Fassbinder (Elisabeth Trissenaar, Kurt Raab, etc)... OU... Versão cinematográfica (110 min.) autorizada pelo diretor, da produção TV, que tem 201 min.


Título Original: Bolwieser

Ano de Lançamento: 1977

Direção: Rainer Werner Fassbinder

País de Produção: Alemanha

Idioma: Alemão

Duração: 110 min. 


 

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Frankenstein


O clássico de terror de Mary Shelley ganha nova vida nessa adaptação pela mente de Guillermo Del Toro. O brilhante, mas egocêntrico cientista Victor Frankenstein resolve se aventurar em experimentos audaciosos e criar uma criatura com vida. Essas tentativas e estudos desencadeiam uma tragédia tanto para o criador quanto para sua criação monstruosa. Brincar de Deus levou Frankenstein a concretizar suas maiores ambições científicas, mas colocou-o na mira da raiva de sua própria criatura, que, agora, busca por vingança após se ver descartada.


Título Original: Frankenstein

Ano de Lançamento: 2025

Direção: Guillermo del Toro

País de Produção: México, EUA

Idioma: Inglês, Dinamarquês, Francês

Duração: 149 min


 

O Cristal Encantado


 

Gelfing, um dos sobreviventes da raça dos elfos, procura os pedaços de uma pedra mágica capaz de libertar seu povo. Tal poder emana do Cristal Negro, escondido em terras longínquas e encantadas... OU... Num planeta distante, um Gelfling, vai numa viagem para encontrar as partes perdidas de um cristal mágico para devolver a ordem no seu mundo... OU... Outro planeta, outra época. Há mil anos, o misterioso Cristal Negro foi danificado por um dos Urskeks, dando início a uma era de caos. A raça maligna de grotescos lagartos semelhantes a pássaros, os Skeksis, são dragões gnomos que governam seu fantástico planeta com mão de ferro. Enquanto isso, a órfã Jen, criada em solidão por uma raça de magos pacíficos chamados Místicos, embarca em uma jornada para encontrar o fragmento perdido do Cristal Negro, que concede poder aos Skeksis e restaura o equilíbrio do universo... OU... Não é comum bonecreiros conseguirem chegar ao cinema e tv. Contudo, esse foi o caso da dupla Jim Henson e Frank Oz, com a didática série "Sesame Street" (1969-2025) e o posterior e divertido "The Muppet Show" (1976-1981). Aqui, notoriamente influenciados por Star Wars, (onde Frank Oz colaborou no V e VI), uma aventura fantástica.


Título Original: The Dark Crystal

Ano de Lançamento: 1982

Direção: Jim Henson, Frank Oz

País de Produção: EUA, Inglaterra

Idioma: Inglês

Duração: 93 min. 


sábado, 15 de novembro de 2025

Tempo de Guerra


Num país imaginário, o rei declarou guerra a um país vizinho. Uma família humilde, composta pela mãe, uma filha e dois filhos, recebe uma intimação para que os rapazes comecem a lutar por seu país, com a garantia de que quando voltarem estarão ricos graças aos saques. A oferta é tentadora e eles partem para o front, dispostos a cometer qualquer atrocidade pelas riquezas... OU... Durante uma guerra em um país imaginário, soldados inescrupulosos recrutam agricultores pobres com promessas de uma vida fácil e feliz. Dois desses agricultores escrevem para suas esposas contando suas façanhas... OU... Sabendo que algumas guerras são necessárias (questões extremas de Justiça Humana; defesa de uma agressão ou invasão, sempre como "ultima ratio"), e recordando que Godard tinha 15 anos, no final 2ª Guerra, e, em 1963 (Godard com 33 anos), o recente fim da Guerra de Argel, e de 10 anos na colônia francesa do Vietnam, que viriam a provocar a entrada dos EUA, em 1964, e auge da Guerra Fria, em 1962, dos mísseis em Cuba), somos confrontados com uma sátira aos motivos habituais para uma guerra: Ambição ou Conquista de poder/território de um Líder; aquisição de matérias primas ou distração para conflitos internos. Com poucos meios, em jeito de Teatro Grego, uma subliminar farsa aos motivos de uma guerra, visto sobre o prisma de soldados "zero"... (destaque para Marino Masé). Nesse sentido, uma lição sobre Ciência Política da época, envolvida em leve diversão, com pesada mensagem sobre o absurdo e sofrimento de qualquer dessas guerras sem motivo aparente... 


Título Original: Les Carabiniers

Ano de Lançamento: 1963

Direção: Jean-Luc Godard

País de Produção: França, Itália

Idioma: Francês, Alemão

Duração: 75 min. 


 

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Jovens Mães


 

Num abrigo estatal na cidade de Liège, no leste da Bélgica, mães adolescentes aprendem a cuidar de seus recém-nascidos, muitas vezes quando mal conseguem cuidar de si mesmas. Em meio ao vício em drogas, doenças mentais e conflitos familiares, elas lutam para obter uma vida melhor para si e para seus filhos. Naïma prepara-se com entusiasmo para começar uma nova vida; Perla quer que o pai do seu filho assuma as suas responsabilidades; Julie tenta superar o vício e tornar-se cabeleireira; Jessica quer entrar em contato com a sua mãe biológica e Ariane fará tudo para proteger o seu bebê do contato com a avó abusiva e manipuladora. Um retrato dramático e empático de jovens buscando manter sua dignidade diante de uma sociedade frequentemente hostil. Prêmio de Melhor Roteiro, Cannes, 2025. Candidato oficial da Bélgica para a categoria "Melhor Filme Internacional" do 98º Oscar em 2026.


Título Original:  Jeunes Mères

Ano de Lançamento: 2025

Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne

País de Produção: Bélgica, França

Idioma: Francês

Duração: 105 min


Bonequinha de Luxo


 

Inspirado na obra de Truman Capote. Trilha Sonora de Henry Mancini... Holly Golightly (Audrey Hepburn), uma elegante socialite do Upper East Side que divide seu tempo entre festas extravagantes e misteriosas viagens de um dia para Sing Sing, tem certeza de que já viu e fez de tudo. Mas sua vida está prestes a se complicar. Como se buscar sua própria identidade já não fosse um desafio suficiente, a caçadora de fortunas impecavelmente vestida se vê pega de surpresa quando o escritor iniciante, Paul Varjak (George Peppard) se torna seu novo vizinho. Mas Paul também não é imune ao charme natural de Holly. Aos poucos, conforme o belo inquilino se entrega ao momento, ansioso para se divertir pela cidade em busca de novas emoções, sentimentos sublimes de ternura inundam o coração cansado do mundo de Paul. Afinal, o autor sem inspiração e a irresistível garota dos sonhos foram feitos um para o outro, mesmo que lutem silenciosamente para manter o passado à distância. Agora, os sentimentos intensos têm a palavra final; não há espaço para orgulho no amor. E, na agitada Quinta Avenida de Nova York, um romance floresce. Um café da manhã cedo, na Tiffany's, pode ser o prelúdio para um romance leve e descontraído?... OU... Audrey Hepburn, interpreta uma jovem nova-iorquina de vida fácil que ganha a vida cobrando cinquenta centavos de seus acompanhantes ricos. Quando ela conhece o charmoso George Peppard — um escritor que se sustenta trocando favores com a socialite Patricia Neal — será que o amor está longe de surgir? Mas o passado misterioso de Audrey e sua determinação em se casar com um rico, o fato de George ser um garoto de programa e seus associados, por vezes questionáveis, fornecem muitas complicações para enriquecer a história... OU... Com o fundo da música "Moon River", embalamos na velha lição de vida de que quando nascemos Lula Mae, no pobre Texas, a ambição poderá ser casar com um homem rico... O mesmo se aplicará a um garoto de programa... (frustradas conclusões para intenções iniciais). Contudo, o Amor pode surgir, qual Revelação, bálsamo para vidas sem sentido...


Título Original: Breakfast at Tiffany's

Ano de Lançamento: 1961

Direção: Blake Edwards

País de Produção: EUA

Idioma: Inglês, Português, Francês, Japonês

Duração: 115 min. 


O Acidente do Piano


 

A sensação das redes sociais, Magalie, conhecida por postar conteúdo chocante, sofre um acidente grave enquanto filmava um de seus vídeos. Ela se refugia nas montanhas, acompanhada de sua assistente. Sua paz é perturbada quando uma jornalista começa a chantageá-la... OU... Com Adèle Exarchopoulos, Jérôme Commandeur, Sandrine Kiberlain e Karim Leklou, é uma crítica àqueles que ganham muito dinheiro na internet sendo cretinos e promovendo sua cretinice através da publicidade. Estamos falando de pessoas que fazem conteúdo no YouTube, Instagram etc., ou em outros sites ainda mais imbecis, promovendo a si mesmas como objetos e ficando muito, muito arrogantes. "Influenciadores" é o nome que lhes foi "dado"... OU... É, na verdade, um comentário sobre o niilismo e o vazio de grande parte da vida moderna, tudo isso envolto em humor, e a atuação desses quatro personagens principais é excepcional... OU... O diretor é conhecido por seus filmes, geralmente, roçarem a insanidade, mas, para os seus padrões, este é, simplesmente, brutal e hilário; uma comédia sombria para os nossos tempos.


Título Original: L'Accident De Piano

Ano de Lançamento: 2025

Direção: Quentin Dupieux

País de Produção: França

Idioma: Francês

Duração: 92 min. 


sábado, 8 de novembro de 2025

Se Cuida, Tatiana


Discreta, observadora, econômica e, principalmente, antirromântica, é uma comédia de estrada típica do diretor finlandês, quando uma cena comum e normal se faz interessante diante da sisudez da vida. Aqui, ambientado nos anos 60 com muito rock 'n' roll, dois homens de meia-idade saem viajando sem destino aparente e dão carona para duas moças, a estoniana Tatiana (Kati Outinen) e a russa Klavdia (Kirsi Tykkyläinen), também solitárias, numa mudez hilariante. Valto (Mato Valtonen) é viciado em café e Reino (Matti Pellonpää) em vodca. Assim, com duração de 65 minutos, a frieza do absurdo dá lugar aos sentimentos que afloram nesses quatro seres humanos estranhos. Ou seja, de um jeito manso e torto, acerta-se o coração apático de uma gélida Finlândia em forma de tipos patéticos em quieta resignação. Um road movie exótico e singular... OU... Um p&B inesquecível. É sobre a solidão. É sobre o amor. Um road movie de tiro certo, curto e preciso. Tem lá laivos de humor. A trilha sonora fala por si mesma e arrebata. Singelo sob medida o filme traça em meio a intermináveis xícaras de café e alta dosagem da boa e velha vodca uma rota da incomunicabilidade ao difícil e tortuoso encontro com o amor... OU... Nos anos 60,s, a Estônia integrava a URSS. E apenas 15 anos depois da 2ª Guerra, onde Finlândia e URSS se defrontaram... OU... Deliciosa trilha sonora misturando o Rock com a sonoridade do clássicos americanos dos anos 30/40... OU... Humor ácido onde a felicidade pode ser encontrada na infelicidade...


 Título Original: Pidä huivista kiinni, Tatjana

Ano de Lançamento: 1994

Direção: Aki Kaurismäki

País de Produção: Finlândia, Alemanha

Idioma: Finlandês, Russo

Duração: 62 min. 


 

O Destino de um Homem


 

Convocado pelo Exército Vermelho para atuar como motorista de caminhão durante a Segunda Guerra, Andrei é capturado pelos alemães e jogado em um campo de concentração. Entre tanto sofrimento, a única coisa que o mantém vivo é a esperança reencontrar seus familiares. Mas quando retorna ao lar, não encontra sua mulher e filhos e depara-se com os eventos terríveis que ocorreram em seu país e com seus conterrâneos. O fantasma de uma vida sem propósito o atormenta, mas não abala seu espírito.


Título Original: Sudba Cheloveka

Ano de Lançamento: 1959

Direção: Sergei Bondarchuk

País de Produção: União Soviética

Idioma: Russo, Alemão

Duração: 103 min


sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Barrio Cuba


Ao longo de vários anos, acompanhamos três famílias e suas emoções em um bairro de Havana. Magalis é enfermeira e raramente está feliz. Um homem mais velho, Ignacio, declara seu amor por ela; seu pai e seu irmão brigam por causa da orientação sexual dele; ela pensa em deixar Cuba. A esposa de Santo, Maria, está grávida do primeiro filho. Uma tragédia acontece e Santo parte, afogando as mágoas no álcool e no crime, enquanto seu filho cresce sob os cuidados de uma tia que se pergunta onde está o pai. Vivian e Chino são apaixonados, mas não têm filhos. As pressões de uma sociedade que exige netos desgastam o relacionamento deles. Ela tenta a oração. Pais abraçam seus filhos... OU... Última longa do diretor, que faleceu em 2008, ano em que Fidel cedeu o poder. Coincidentemente, verdadeiro ícone do regime, pois primeiros filmes são dos anos 60,s... OU... Em jeito de dramática novela latina de tv, entendemos os seguintes planos: Cuba dos anos 34/59, de Fulgêncio Batista, como recreio da mafia americana; Dramática desigualdade social originando a revolução de Fidel. sanção e bloqueio econômico americano (até hoje), originando acordos com a União Soviética... OU... Filmado em 2005, antes do boom turístico de 2014, e ainda com Fidel, encontramos uma Cuba asfixiada pelo Mundo, escorrendo ferrugem, humidade, pobreza, sofrimento, exceto as conseguidas e importantes bandeiras da Saúde ou Ensino, mas falência do sistema judicial ou Media, tortura, presos politicos, censura, ausência de Liberdade, em hordas de emigrantes clandestinos... OU... Tragédia comum a muitas ditaduras latinas, aqui, sendo um filme do regime, entendemos o falso nacionalismo, os falsos valores da pátria, do "homem de bem", da humildade e modéstia, da família, sofrimento de lágrimas em proveito de um pretenso bem maior: o sacrifício da Democracia em nome da ilusória independência (orgulhosamente sós)... OU... Na realidade, Cuba continua no mesmo "pântano", por entre "selvas" de embargos económicos e regime autocrático. Enfim, não muito diferente de outros regimes autocráticos por esse mundo...


Título Original: Barrio Cuba

Ano de Lançamento: 2005

Direção: Humberto Solás

País de Produção: Cuba

Idioma: Espanhol

Duração: 105 min


 

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Terra de Ninguém


Num país distante, um soldado idealista chamado Joe (Ralph Fiennes) trava uma amizade ilícita com Thorne (Donald Sutherland), um prisioneiro político que, mais tarde, o recrutará para o seu sangrento corpo de estado. Mas no mundo pós-revolucionário, o que Thorn pede a Joe leva os dois homens a um amargo conflito, até que os companheiros conspiradores de Joe concluem que eles precisam apagá-lo da história... OU... Terra de Cegos... OU... Um drama político sobre terrorismo, revolução e o poder da memória. Um soldado relata sua relação com um famoso prisioneiro político que tentava derrubar o governo autoritário de seu país... OU...  A parábola dos cegos e o elefante é apresentada como novos governos podem apresentar sua versão da história — o elefante — ao público cego, direcionando-o para a parte desejada da anatomia. Visão distópico social de um país que não existe, mas é cara de muitos países que existem, existirão ou existiram, uma crítica severa aos extremismos políticos ou filosóficos, numa clara alusão ao perigo retratado por George Orwell (1984, Triunfo dos Porcos, etc) ou por conhecidas bandas desenhadas.


Título Original: Land of the Blind

Ano de Lançamento: 2006

Direção: Robert Edwards

País de Produção: Inglaterra, EUA

Idioma: Inglês

Duração: 110 min. 


 

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Síndrome da Apatia


 

Sergei e Natalia foram forçados a fugir de seu país natal após um ataque, se estabelecendo com suas duas filhas pequenas na Suécia, na esperança de uma vida melhor. Enquanto aguardam a decisão do conselho de migração sobre seu pedido de asilo, eles se esforçam ao máximo para levar uma vida normal. Mas quando seu pedido de asilo é rejeitado, Katja, a filha mais nova, sofre um colapso. Diante dessa situação, a resiliência de Sergei e Natalia será testada em circunstâncias difíceis.


Título Original: Quiet Life

Ano de Lançamento: 2024

Direção: Alexandros Avranas

País de Produção: França, Suécia, Alemanha, Estônia, Grécia, Finlândia

Idioma: Russo, Sueco, Inglês

Duração: 99 min


terça-feira, 28 de outubro de 2025

A Comissária


 

Klavdia Vavilova, uma impetuosa comissária do exército vermelho, se surpreende quando se descobre grávida. Ela é obrigada a abandonar o exército e se abriga na casa de uma família judia para dar a luz. Com a convivência da vida em família, tem sua personalidade de comissária severa suavizada e humanizada... OU... Após a realização do filme, Aleksandr Askoldov, perdeu o emprego, foi expulso do Partido Comunista, acusado de parasitismo social, exilado de Moscou e proibido de trabalhar em longas-metragens por toda a vida. Foi-lhe dito que a única cópia do filme havia sido destruída. Mordyukova e Bykov, grandes estrelas do cinema soviético, tiveram que implorar às autoridades para poupá-lo de acusações ainda maiores. O filme foi arquivado pela KGB por vinte anos (estreia sucedeu em 1988 com a "Glasnost")... OU... Guerra civil de 1918-21 (após revolução de 1917). O filme se passa na Ucrânia, onde os exércitos Vermelho e Branco (O Exército Vermelho era composto pelos bolcheviques e comunistas, liderado por Leon Trotsky, e defendeu o regime socialista. O Exército Branco era uma coalizão de forças contrarrevolucionárias, incluindo czaristas, monarquistas, liberais e anticomunistas, que lutou para derrubar o poder bolchevique) se enfrentaram na Guerra Civil Russa. Nonna Mordyukova interpreta Klavdia Vavilova, uma comissária do Exército Vermelho que luta contra os Brancos na guerra pós-revolucionária. Ela engravida e é alojada com uma família judia durante a gravidez. Como mãe de um recém-nascido, ela se vê dividida entre o bebê e seu dever para com o Exército Vermelho. Nonna Mordyukova, que interpreta Klavdia Vavilova, foi uma grande atriz soviética. Ela está excelente neste papel. Ela parece uma mulher ucraniana forte e resistente, que não ficaria deslocada na cavalaria vermelha. O diretor Askoldov provavelmente poderia ter escolhido uma jovem beldade para o papel de Klavdia. Em vez disso, ele escolheu uma atriz com ombros largos e traços marcantes. Mordyukova encarna o papel, e a grandeza do filme se deve em grande parte ao seu trabalho. Outra questão, foi a subtil simpatia pelos judeus ucranianos, Ucrânia e critica histórica ao bolchevismo (por oposição aos mencheviques...


Título Original: Komissar

Ano de Lançamento: 1967 (1988)

Direção: Aleksandr Askoldov

País de Produção: União Soviética

Idioma: Russo

Duração: 110 min. 


Time: O Amor Contra a Passagem do Tempo


 

Seh-Hee (Park Ji-Yeon) e Ji-Woo (Ha Jung-Woo) são namorados de longa data. Eles estão apaixonados, mas Seh-Hee tem uma crise de ciúmes quando seu namorado se sente atraído por outra mulher. Ela está convencida de que Ji-Woo perderá o interesse no relacionamento à medida que o tempo for passando. Para prevenir o rompimento, Seh-Hee decide passar secretamente por uma cirurgia plástica, de modo que ela se torne uma nova mulher para o namorado. Certo dia ela desaparece do mapa, deixando Ji-Woo magoado. Com o tempo, porém, ele vai se esquecendo de Seh-Hee e termina por se apaixonar por uma mulher misteriosa, que guarda um segredo que mudará suas vidas... OU... Seh-hee e Ji-woo namoram há dois anos; o ciúme a consome. Ela teme que ele se canse do seu rosto. Então, ela desaparece. Sem contar a ninguém, ela vai a um cirurgião plástico para um novo rosto. Ji-woo não tem ideia de onde ela está, embora quando ele responde a outras mulheres, alguém invisível intervém. Então, ele conhece See-hee, e embora ele diga a ela que sente falta de Seh-hee, esse novo relacionamento floresce em amor. Eles conversam no mesmo café, visitam o mesmo parque de esculturas e posam para as mesmas fotos que ele fez com Seh-hee. Sabemos que elas são a mesma mulher. Esse novo rosto e esse amor renovado a fizeram feliz? E o que Ji-woo fará quando descobrir a verdade? Perder a face é perder a si mesmo?... OU... a "Fonte da Juventude" ou a "Viagem no Tempo", sempre foi um mítico sonho de alguns para conseguir evitar o inevitavel: A degradação do corpo humano até à morte... Nesse sentido, embora inicialmente justificável com deformações ou acidentes físicos, rapidamente, a cirurgia estética se transformou em um negócio, explorando a vaidade humana e a necessidade de acompanhar a mensagem subliminar da Publicidade, de que apenas vale o Novo; Troca o Velho pelo Novo... mesmo que essa vaidade seja necessariamente efêmera... (talvez excepção seja a necessidade profissional de quem expõe o corpo; proteção de testemunhas, espiões, etc). Neste filme, acrescentamos o medo da perda, da monotonia física, da ausência de novidade... Porque não, substituir tudo? Pois, pensamento de quem considera que apenas o físico interessa, a personalidade e mente estagnam...). No mesmo sentido, as atuais ciências do Eugenismo, alterações genéticas: Sob a capa necessária da cura para doenças ou mal funções, rapidamente se vai transformar em enorme comércio para "substituição de peças" como um automóvel, ou a venda de genes para fetos mediante catálogo... Assim funciona a condição humana sem controlo, valores ou principios, sem suspeitar que o Tempo não pára nem retrocede, contínua roda espiritual de aprendizagem... Talvez seja o Amor que é perene...


Título Original: Shi Gan

Ano de Lançamento: 2006

Direção: Kim Ki-duk

País de Produção: Coreia do Sul, Japão

Idioma: Coreano

Duração: 97 min.